Fechar

Quem Somos

 

view countries map 32
Country websites Find your Coloplast website
Corporate Information
Selecione o site da Coloplast do seu país
Entrar na Área Coloplast para os Profissionais de Saúde

Antes da cirurgia

É natural ter muitas dúvidas antes da cirurgia de construção do estoma. Fazer uma operação é fisicamente difícil e trás experiências emocionais. Estar bem preparado pode ajudá-lo a saber o que esperar.

Nesta seção, irá obter algumas respostas. Encontrará informações sobre o que é um estoma, como é que se irá sentir nos primeiros dias e qual é a aparência de um estoma. Quais são os diferentes tipos de estomas, e como é que a cirurgia irá afetar o seu dia-a-dia e, por consequência, a sua intimidade.

Se já realizou a cirurgia de construção do estoma, avance para a secção "Depois da cirurgia" (0-3 meses após a cirurgia)

ou para a secção "Viver com um estoma" (mais de 3 meses após a cirurgia).

O que é um estoma?

Um estoma é o resultado de uma operação para remover doenças como cancro, doença de Crohn ou diverticulite - ou de uma obstrução intestinal ou lesão no sistema digestivo/urinário. É uma abertura artificial que permite a passagem de fezes ou urina do intestino ou do trato urinário.

Existem três tipos principais de estoma relacionados ao sistema digestivo e urinário - são eles: colostomia, ileostomia e urostomia.

Porque preciso de usar um saco de ostomia?

Porque preciso de usar um saco de ostomia?

O saco de ostomia é necessário para acondicionar de forma segura e conveniente o material expelido pelo seu estoma. Informações práticas sobre os dispositivos de ostomia
Fechar

Por que tenho de usar um dispositivo de ostomia?

Não importa o tipo de ostomia que tem, todos os efluentes do estoma têm de ser recolhidos de forma segura e conveniente. É aqui que entra o seu dispositivo de ostomia. Este foi criado para aderir à pele do abdómen em redor do estoma e recolher os efluentes.

 

Seguro e discreto

O desenho do dispositivo de ostomia irá depender se tem uma colostomia, ileostomia ou urostomia. O seu enfermeiro estomaterapeuta irá mostrar-lhe qual é o certo para si, mas a esmagadora maioria dos dispositivos são seguros e discretos. Ninguém irá saber que está a usar um, exceto se decidir falar sobre isso.

Embora possa ser difícil inicialmente aceitar o facto de que tem de usar um dispositivo de ostomia no seu abdómen, irá perceber pouco depois que é possível viver como antes.

 

Trocar o dispositivo

A frequência com que trocará ou esvaziará o seu dispositivo de ostomia depende do tipo de estoma que tem:

  • Colostomia: o dispositivo precisa ser trocado entre uma e três vezes ao dia, dependendo da quantidade de efluente.
  • Ileostomia: o dispositivo precisa ser drenado várias vezes ao dia.
  • Urostomia: o dispositivo precisa ser drenado várias vezes ao dia. Durante a noite, pode anexar um saco de drenagem para que não haja necessidade de se levantar para drenar o dispositivo.
Fechar
Qual é a aparência e a sensação de um estoma?

Qual é a aparência e a sensação de um estoma?

Um estoma geralmente é húmido e vermelho-rosado, saíndo ligeiramente do seu abdómen. Aparência e sensação de um estoma
Fechar

Qual é a aparência e a sensação de um estoma?

Após a cirurgia, o seu estoma pode estar bastante inchado no início, mas diminuirá de tamanho com o tempo – geralmente após seis a oito semanas. Sem sensação, sem dor

Um estoma é de cor vermelha. Isso ocorre porque é uma membrana mucosa, assim como a membrana mucosa dentro da boca. Não há sensação no estoma, por isso não é doloroso ao toque. O estoma pode sangrar um pouco ao ser limpo, principalmente no início, mas é normal e deve parar logo depois.

Os estomas têm formas e tamanhos diferentes - alguns são bastante curtos e ficam retos contra a barriga, enquanto alguns são mais proeminentes. Algumas pessoas terão mais do que um estoma, dependendo de sua condição.

Fechar

Informações sobre o estilo de vida

Como o seu estoma poderá afetar o seu dia a dia?

Como o seu estoma poderá afetar o seu dia a dia?

Adaptar-se à sua vida com um estoma levará algum tempo. No entanto, o seu estoma não deve impedi-lo de fazer a maioria das coisas que já fazia. Vida diária com um estoma
Fechar

Como o seu estoma pode afetar a vida no dia a dia?

Após a operação de construção de estoma, irá necessitar de algum tempo para recuperar. Isto é perfeitamente normal, e o tempo necessário varia de pessoa para pessoa. O seu estoma irá alterar-se nas primeiras semanas após a cirurgia, em termos de dimensão como de material expelido do estoma. Além disso, poderá perder ou ganhar peso durante estas semanas.

Como começar a usar um dispositivo

Ter um estoma significa que não tem qualquer controlo sobre quando evacua ou, no caso de uma urostomia, quando urina. Isto significa que terá de utilizar sempre um dispositivo para recolher os efluentes do estoma.

Pele saudável

Para que o dispositivo adira adequadamente, é muito importante que mantenha a pele em redor do estoma saudável. Quando o dispositivo é colocado corretamente, não há qualquer risco do seu estoma produzir odor e há menos risco de ter irritação cutânea. Antes de sair do hospital, irá receber formação sobre como escolher e gerir o seu dispositivo de ostomia e de como cuidar da sua pele.

E em relação aos alimentos e aos líquidos?

Em geral, pode comer e beber como habitualmente. Experimente para ver como o estoma reage a diferentes alimentos. O seu enfermeiro estomaterapeuta ou cirurgião irão aconselhá-lo, caso necessite de precauções especiais.

De uma forma geral, o seu estoma não constitui impedimento para trabalhar, socializar, praticar desporto, viajar ou outros passatempos. O seu estado de saúde geral (física e mental) irão desempenhar um papel muito importante para determinar a sua qualidade de vida no futuro.

Falar sobre o assunto

Nada ajuda mais do que uma pessoa que realmente entende aquilo por que está a passar. Seguramente não está sozinho – o número de pessoas com um estoma em todo o mundo é de 1,9 milhões. Associações locais e grupos de apoio disponibilizam apoio através de reuniões e chats, para obter dicas úteis, inspiração e apoio pessoal.

Inscreva-se gratuitamente no Programa Coloplast Care, e tenha acesso a um programa exclusivo de apoio personalizado

O nosso programa de suporte orienta as pessoas que têm um estoma para uma vida melhor, através de conselhos simples e diretos, oferecendo ajuda, com dicas e ferramentas de forma a que ganhe controlo sobre a sua ostomia, e também acesso a conteúdos e eventos exclusivos.

Fechar
Intimidade e gravidez

Intimidade e gravidez

Embora o estoma possa influenciar a maneira como se sente em relação ao seu corpo, ele não afetará necessariamente o seu relacionamento com o seu parceiro ou parceira, nem uma possível gravidez. Intimidade com um estoma
Fechar

Intimidade e gravidez

Embora o estoma possa influenciar a maneira como se sente em relação ao seu corpo, ele não afetará necessariamente o seu relacionamento com o seu parceiro ou parceira, nem uma possível gravidez.

 

Após a cirurgia, é natural ter preocupações sobre a aparência do seu corpo. Pode levar algum tempo para se acostumar com as mudanças físicas e pode-se sentir menos atraente como resultado da cirurgia. Embora possa ser um desafio, é importante aprender a aceitar o seu estoma como parte de quem você é.

Como fica a vida íntima?
A intimidade e um relacionamento amoroso normal podem ser retomados após a cirurgia de estoma. Como e quando depende da natureza da operação que você teve. No entanto, impotência e/ou desconforto podem ocorrer nos casos em que o reto ou a bexiga foram removidos (as mulheres também podem ser afetadas).

 

É importante conversar com o seu parceiro e tentar não se sentir constrangido por causa da operação. Também é importante conversar com o seu enfermeiro estomaterapeuta, que está habituado a discutir os problemas que está a enfrentar e poderá ajudá-lo de muitas maneiras. Há também várias dicas e truques úteis para superar os obstáculos do quotidiano. Por exemplo, adaptar roupas íntimas de renda para usá-las como um tubo em torno do seu corpo a tapar o saco, ou usar os minicap para situações íntimas.

Posso ter filhos?
Estoma e gravidezSim, pode. Ter um estoma não impede uma mulher de ter uma gestação completa e um parto normal. Conforme a barriga cresce, o estoma, normalmente, acompanha a mudança da forma do abdómen. Nos estágios mais avançados da gravidez, pode ser necessário usar um espelho durante a troca do seu saco de ostomia. No geral, o parto ocorre normalmente.

Fale sobre o assunto
De fato, nada é mais útil do que falar com alguém que realmente entende pelo que está a passar. Associações locais de utentes é uma das formas de conhecer pessoas e de obter dicas úteis, inspiração e apoio pessoal.

Fechar

Inscreva-se no Programa Coloplast Care e receba acesso exclusivo a suporte e dicas sobre como viver com um estoma

Visualizar Versão para Desktop