Um estoma é o resultado de uma operação que se destina a remover a doença e a aliviar os sintomas. É uma abertura artificial que permite que as fezes (do intestino) ou a urina (sistema urinário) sejam eliminadas.
O estoma é criado a partir de uma extremidade do intestino que é trazida até à superfície do seu abdómen para formar o estoma (abertura).
Colostomia
Quando é realizada uma colostomia, parte do seu intestino grosso (chamado cólon) é trazido até à superfície do abdómen para formar o estoma. O estoma permite a passagem de fezes. Uma colostomia é criada normalmente no lado esquerdo do abdómen. As fezes nesta parte do intestino são habitualmente firmes. Ter um estoma significa que se perde o controlo ao evacuar e, por conseguinte, irá necessitar de um dispositivo de ostomia para recolher as fezes.
Existem dois tipos diferentes de colostomia: colostomia terminal e colostomia de alça.
Ileostomia
Quando é realizada uma ileostomia, parte do seu intestino delgado (chamado íleo) é trazido até à superfície do abdómen para formar o estoma. O estoma permite a passagem de fezes. Uma ileostomia é criada no lado direito do abdómen. As fezes nesta parte do intestino são habitualmente soltas a líquidas. Ter um estoma significa que se perde o controlo ao evacuar e, por conseguinte, irá necessitar de um dispositivo de ostomia para recolher as fezes.
Existem dois tipos diferentes de ileostomia: ileostomia terminal e ileostomia de alça.
Urostomia
Se a sua bexiga, ou sistema urinário, estiver danificada ou doente, e não conseguir urinar normalmente, irá precisar de um desvio urinário para substituir a função da bexiga. A isto chama-se uma urostomia, uma conduta do íleo ou uma bexiga Bricker são usadas para criar o estoma.
Quando uma urostomia é realizada, uma parte isolada do intestino é trazida até à superfície do lado direito do abdómen para agir como uma saída para a urina. Os ureteres são separados da bexiga e ligados novamente à secção isolada do intestino. Uma vez que esta secção do intestino é demasiado pequena para funcionar como reservatório, e não existe qualquer músculo ou válvula para controlar a micção, irá precisar de um dispositivo de urostomia para recolher a urina.
Após a cirurgia, o estoma pode estar bastante inchado inicialmente, mas diminuirá de tamanho ao longo do tempo - geralmente após seis a oito semanas.
Não há sensação nem dor
O estoma tem cor vermelha. Isso ocorre porque ele é uma membrana mucosa, como a membrana mucosa dentro de sua boca. Não dá para sentir o estoma, portanto, tocá-lo não é doloroso. O estoma pode sangrar um pouco ao ser limpo, especialmente no início, mas isso é muito comum e deve parar de acontecer em pouco tempo.