Sistema digestivo
O estômago
Quando comemos, a comida viaja por um tubo longo e estreito chamado esófago até ao estômago. Aqui, a comida é agitada em pedaços menores e os sucos digestivos a transformam em líquido.
O intestino delgado
A jornada continua à medida que o conteúdo do estômago move-se para o intestino delgado (íleo), onde a digestão termina. O seu corpo absorve os nutrientes de que precisa para energia, crescimento e construção de novas células e canaliza-os para a corrente sanguínea.
O intestino grosso
Quando toda a nutrição foi absorvida, os restos movem-se para o intestino grosso (cólon), onde o corpo absorve mais fluido para tornar os resíduos mais sólidos. Os músculos da parede do cólon empurram qualquer resíduo para o reto, onde ele sai do corpo através do ânus, com a ajuda dos músculos do esfíncter, como fezes.
Numa operação de colostomia, parte do intestino grosso (cólon) é trazida para a superfície do abdómen para formar um estoma. Uma colostomia geralmente é feita no lado esquerdo do abdómen, mas em algumas circunstâncias pode ser no lado direito. Quando uma colostomia é criada, ela altera a maneira como irá à casa de banho. Em vez de sair pelo ânus, as suas fezes passarão a sair pelo estoma. A passagem das fezes geralmente é controlada por um músculo no ânus (esfíncter). No entanto, a principal diferença é que quando se tem um estoma não se consegue mais segurar ou controlar quando precisa passar as fezes. Também não terá nenhum controlo sobre quando passa vento ou flatulência.
Numa operação de ileostomia, parte do intestino delgado (íleo) é trazida para a superfície do abdómen para formar um estoma. Uma ileostomia geralmente é feita no lado direito do abdómen, mas em algumas circunstâncias pode ser no lado esquerdo. Quando uma ileostomia é feita em seu abdómen, ela altera a maneira como irá à casa de banho. Em vez de sair pelo ânus, as suas fezes passarão a sair pelo estoma. A passagem das fezes geralmente é controlada por um músculo no ânus (esfíncter). No entanto, a principal diferença é que quando se tem um estoma não se consegue mais segurar ou controlar quando precisa passar as fezes. Também não terá nenhum controlo sobre quando passa vento ou flatulência.