Fechar

Quem Somos

 

view countries map 32
Country websites Find your Coloplast website
Corporate Information
Selecione o site da Coloplast de seu país

Introdução aos Cuidados do Estoma

Ter uma operação que cria um estoma e depois adaptar-se à vida com um estoma não é fácil. A preparação certa, o aconselhamento certo e os produtos e assistência certos podem ajudar. A Coloplast é um dos fabricantes líder mundial de produtos nos cuidados do estoma. A nossa abordagem “ouvir e responder” relativamente à inovação de produtos permite-nos produzir dispositivos de ostomia e acessórios que elevam a fasquia nos cuidados do estoma – ajudando pessoas ostomizadas em todo o mundo a viver a vida ao máximo.

O que é um estoma?

O que é um estoma?

Compreender exatamente o que é um estoma e como é criado é um primeiro passo importante para aceitar como isso poderá afetar a sua vida diária. Compreender o que é um estoma
Fechar

O que é um estoma?

Um estoma é o resultado de uma operação que se destina a remover a doença e a aliviar os sintomas. É uma abertura artificial que permite que as fezes e a urina do intestino ou do sistema urinário sejam eliminadas.

O estoma é criado a partir de uma extremidade do intestino que é trazida até à superfície do seu abdómen para formar o estoma (abertura). 

Existem três tipos de estomas relacionados com o sistema digestivo e urinário, que são: Colostomia, Ileostomia e Urostomia.

Existem três tipos diferentes de estomas

Colostomia

Colostomia

Quando é realizada uma colostomia, parte do seu intestino grosso (chamado cólon) é trazido até à superfície do abdómen para formar o estoma. O estoma permite a passagem de fezes. Uma colostomia é criada normalmente no lado esquerdo do abdómen. As fezes nesta parte do intestino são habitualmente firmes. Ter um estoma significa que se perde o controlo ao evacuar e, por conseguinte, irá necessitar de um dispositivo de ostomia para recolher as fezes 

Existem dois tipos diferentes de colostomia: colostomia terminal e colostomia de alça. 

Ileostomia

Ileostomia

Quando é realizada uma ileostomia, parte do seu intestino delgado (chamado íleo) é trazido até à superfície do abdómen para formar o estoma. O estoma permite a passagem de fezes. Uma ileostomia é criada no lado direito do abdómen. As fezes nesta parte do intestino são habitualmente soltas a liquídas. Ter um estoma significa que se perde o controlo ao evacuar e, por conseguinte, irá necessitar de um dispositivo de ostomia para recolher as fezes 

Existem dois tipos diferentes de ileostomia: ileostomia terminal e ileostomia de alça. 

Urostomia

Urostomia

Se a sua bexiga, ou sistema urinário, estiver danificada ou doente, e não conseguir urinar normalmente, irá precisar de um desvio urinário para substituir a função da bexiga. A isto chama-se uma urostomia, uma conduta do íleo ou uma bexiga Bricker são usadas para criar o estoma.

Quando uma urostomia é realizada, uma parte isolada do intestino é trazida até à superfície do lado direito do abdómen para agir como uma saída para a urina. Os ureteres são separados da bexiga e ligados novamente à secção isolada do intestino. Uma vez que esta secção do intestino é demasiado pequena para funcionar como reservatório, e não existe qualquer músculo ou válvula para controlar a micção, irá precisar de um dispositivo de urostomia para recolher a urina.

Fechar
Por que tenho de usar um dispositivo de ostomia?

Por que tenho de usar um dispositivo de ostomia?

Um dispositivo de ostomia é necessário para recolher de forma segura e conveniente os fluidos do seu estoma. Informação prática sobre a utilização de um dispositivo de ostomia
Fechar

Por que tenho de usar um dispositivo de ostomia?

Não importa o tipo de ostomia que tem, todos os efluentes do estoma têm de ser recolhidos de forma segura e conveniente. É aqui que entra o seu dispositivo de ostomia. Este foi criado para aderir à pele no abdómen em redor do estoma e recolher os efluentes.

Seguro e discreto

O desenho do dispositivo de ostomia irá depender se tem uma colostomia, ileostomia ou urostomia. O seu enfermeiro estomaterapeuta irá mostrar-lhe qual é o certo para si, mas a esmagadora maioria dos dispositivos são seguros e discretos. Ninguém irá saber que está a usar um, exceto se decidir falar sobre isso.

Embora possa ser difícil inicialmente aceitar o facto de que tem de usar um dispositivo de ostomia no seu abdómen, irá perceber pouco depois que é possível viver quase como antes.

Fechar
Como o seu estoma pode afetar a vida no dia a dia

Como o seu estoma pode afetar a vida no dia a dia

Irá demorar algum tempo a ajustar-se à vida com um estoma. Mas não há qualquer motivo para deixar de fazer as coisas que faz, desde a prática de desporto a socializar. A vida diária com um estoma
Fechar

Pergunta-se sobre como o seu estoma pode afetar a vida no dia a dia?

Após a operação que cria um estoma, irá necessitar de algum tempo para recuperar. Isto é perfeitamente normal, e o tempo necessário varia de pessoa para pessoa. O seu estoma irá alterar-se nas primeiras semanas após a cirurgia, em termos de dimensão e dos efluentes do estoma. Além disso, poderá perder ou ganhar peso durante estas semanas.

Como começar a usar um dispositivo

Ter um estoma significa que não tem qualquer controlo sobre quando evacua ou, no caso de uma urostomia, quando urina. Isto significa que terá de utilizar sempre um dispositivo para recolher os efluentes do estoma.

Pele saudável

Para que o dispositivo adira adequadamente, é muito importante que mantenha a pele em redor do estoma saudável. Quando o dispositivo é colado corretamente, não há qualquer risco de odor do estoma e há menos risco de ter irritação cutânea. Antes de sair do hospital, irá receber formação sobre como escolher e gerir o seu dispositivo e como cuidar da sua pele.

E em relação aos alimentos e aos líquidos?

Em geral, pode comer e beber como habitualmente. Experimente para ver como o estoma reage a diferentes alimentos. O seu enfermeiro estomaterapeuta ou cirurgião irão aconselhá-lo, caso necessite de precauções especiais.
De uma forma geral, o seu estoma não constitui impedimento para trabalhar, socializar, praticar desporto, viajar ou outros passatempos. O seu estado de saúde geral (física e mental) irão desempenhar um papel muito importante para determinar a sua qualidade de vida no futuro.

Falar sobre o assunto

Falar sobre o assunto
Nada ajuda mais do que uma pessoa que realmente entende aquilo por que está a passar. Seguramente não está sozinho – o número de pessoas com um estoma em todo o mundo é de 1,9 milhões. Associações locais de pacientes e grupos de apoio online disponibilizam apoio através de reuniões e chats online, para obter dicas úteis, inspiração e apoio pessoal.

Fechar

Famílias de produtos

SenSura® – soluções de cuidados em ostomia para todos

SenSura® – soluções de cuidados em ostomia para todos

SenSura é a principal gama de dispositivos de ostomia da Coloplast. Um adesivo único de dupla camada torna os sacos SenSura seguros e confortáveis e muito fáceis de usar. Produtos SenSura
Fechar

SenSura® – soluções de cuidados em ostomia para todos

SenSura® é a principal gama de dispositivos de ostomia da Coloplast. Um adesivo único de dupla camada torna os dispositivos SenSura seguros, além de manter a pele saudável.


Para desenvolver a gama SenSura, trabalhámos de perto com profissionais de saúde e pessoas que vivem com um estoma. Ao ouvirmos as suas experiências, quisemos desenvolver um produto que cumpre as necessidades de segurança no geral e proporciona um maior conforto durante a utilização para as pessoas com um estoma.

 

Adesivo de dupla camada

SenSura® – adesivo de dupla camada para segurança e cuidado da pele
O adesivo único SenSura tem duas camadas, concebidas para proporcionar a segurança necessária para viver cada dia com confiança:

  • Camada protetora – protege a pele dos efluentes do estoma

  • Camada que protege a pele – mantém a pele saudável absorvendo o excesso de humidade

SenSura 1 peça

SenSura 1 peça
Dispositivo multifuncional para máxima segurança e discrição. 

 

SenSura Click duas peças

SenSura Click duas peças
Fixação mecânica com garantia adicional. Um clique audível confirma o encaixe seguro do saco na placa. 

 

SenSura Flex duas peças

SenSura Flex duas peças 
Sistema de fixação adesiva que proporciona os benefícios de uma peça. Combinação única de segurança e flexibilidade.


 

Dispositivos pós-operatórios SenSura


Dispositivos pós-operatórios SenSura
Uma gama de dispositivos para a fase pós-operatória, que apoia uma transição tranquila e confiante para o autocuidado. 


 

Fechar
Acessórios de ostomia Brava®

Acessórios de ostomia Brava®

A nossa nova gama Brava® de acessórios inclui produtos concebidos para reduzir fugas e proteger a pele. Além de ajudar a alcançar soluções personalizadas para as necessidades e formatos de corpos diferentes. Produtos Brava
Fechar

Acessórios de ostomia Brava®

Anel Moldável Brava®

Anel Moldável Brava®

Um anel moldável é usado para criar uma vedação estanque entre o estoma e o dispositivo, protegendo dessa forma a pele contra os efluentes do estoma.

O Brava Anel moldável inclui uma formulação fortalecida que proporciona uma proteção de longa duração contra fugas, porque foi concebido para ser o anel mais duradouro, permitindo-lhe manter um ajuste eficaz. É fácil de utilizar e pode ser moldado para se ajustar à sua morfologia.

 

 

Tira de Fixação Brava

Tira de Fixação Brava®

A tira de fixação é usada para segurar a placa para uma segurança extra e maior tempo de utilização. A Tira de Fixação Brava foi concebida para manter a placa firmemente segura ao mesmo tempo que permite liberdade de movimentos.

Isso consegue-se através da sua elasticidade. Assim, mesmo que esteja a esticar-se para retirar algo da prateleira superior ou a dobrar-se para atar os atacadores, pode ficar descansado porque a tira de fixação irá mover-se com o corpo e manter o dispositivo firmemente no seu lugar. Isso pode significar uma maior segurança e maior tempo de utilização do seu dispositivo.

 

Cinto Brava®

Cinto Brava®

Um cinto que é usado para proporcionar suporte adicional da placa para manter o dispositivo no seu lugar. Um cinto pode ser muito útil caso o seu abdómen seja desigual ou arredondado.

Além de ser discreto, o Cinto Brava é composto por material suave e confortável. É delicado para a pele, fácil de aplicar e existe em formato padrão, que são ajustáveis, para que possa ajustá-lo ao seu corpo. 

 

Brava® Pasta em Tiras


Brava® Pasta em Tiras

A pasta em tiras é usada para preencher cavidades e pregas mais profundas, criando uma superfície de pele uniforme. Uma superfície uniforme permite que a placa se fixe de forma segura à pele.

O Brava Pasta em Tiras consegue absorver a humidade e melhorar a área de pele periestomal. Corte a pasta em tiras do comprimento de que necessita e molde-a para lhe dar forma que se ajuste a si. A pasta tem de ser aplicada em pele limpa e seca. 

 

Removedor de Adesivos em Spray e em Toalhetes Brava®


Removedor de Adesivos em Spray e em Toalhetes Brava®

O removedor de adesivos em spray é utilizado para tornar a remoção do dispositivo mais fácil. O Removedor de Adesivos em Spray Brava é delicado e a lata pode ser esvaziada por completo. Não provoca ardor e seca em segundos, para não afetar a adesão, deixando-o preparado para aplicar uma nova placa 

Os toalhetes para remover adesivos são usados para remover delicadamente os resíduos dos adesivos da pele. O Removedor de Adesivos Brava consegue remover os resíduos da pele e seca em segundos. Devido ao tamanho, o toalhete é prático em viagem.

 

Película de Proteção Cutânea em Spray e em Toalhete Brava®

Película de Proteção Cutânea em Spray e em Toalhete Brava®

A película de proteção cutânea em spray proporciona uma camada de película protetora sobre a pele para a proteger dos efluentes. A Película de Proteção Cutânea em spray Brava não é irritante e consegue reduzir os problemas dermatológicos associados aos resíduos corporais e aos adesivos. Seca em segundos e não acumula resíduos na pele, deixando-a preparada para aplicar um novo adesivo.

A película de proteção cutânea em toalhete proporciona uma barreira de película protetora sobre a pele para a proteger dos efluentes. A Película de Proteção Cutânea em Toalhete Brava não é irritante e consegue reduzir os problemas dermatológicos associados aos resíduos corporais e aos adesivos. Seca em segundos e não acumula resíduos na pele, deixando-a preparada para aplicar um novo adesivo. Devido ao tamanho, o toalhete é prático em viagem.

 

Pó Cicatrizante Brava®


Pó Cicatrizante Brava®

O Pó Cicatrizante Brava é usado para absorver a humidade da pele para permitir que o dispositivo adira de forma adequada, especialmente se a pele estiver muito húmida. O Pó Cicatrizante Brava  mantém a pele seca e reduz a irritação cutânea.

 

Brava® Creme Barreira



Brava® Creme Barreira

O creme barreira é usado para proteger ou suavizar a pele irritada dos efluentes.

O Brava Creme Barreira pode ajudar a controlar a pele dolorida, seca e irritada proporcionando um efeito de proteção cutânea e hidratante. A proteção cutânea é duradoura e permite que as tiras de fixação e os pensos adiram para garantir que consegue utilizar o seu dispositivo. 

 

Fechar
Alterna® Free – dispositivos de ostomia seguros e delicados para a pele com um conjunto de características para uma conveniência ainda maior

Alterna® Free – dispositivos de ostomia seguros e delicados para a pele com um conjunto de características para uma conveniência ainda maior

A gama de dispositivos de ostomia Alterna Free para colostomia, ileostomia e urostomia inclui o adesivo em espiral. Único do Alterna, ajuda a garantir que o Alterna é seguro e delicado para a pele. Leia mais
Fechar

Alterna® Free – dispositivos de ostomia seguros e delicados para a pele com um conjunto de características para uma conveniência ainda maior

Os dispositivos Alterna Free incluem um conjunto de características para uma conveniência ainda maior.  O filtro eficiente nos sacos abertos e fechados neutraliza os odores e minimiza o risco de o saco ganhar um “efeito balão” e criar saliências desnecessárias. O sistema de fecho Hide-away® nos sacos abertos é fácil de esvaziar e limpar, e tem um fecho Velcro® integrado que pode ser facilmente ocultado – sem a necessidade de ter de usar um clamp para o fecho.  E os sacos de urostomia estão equipados com várias câmaras, proporcionando ao saco um perfil liso e discreto com redução dos sons de salpicos. 

Segurança

• Adere de forma segura à pele em redor do estoma, no entanto, a remoção é indolor

• É resistente à erosão, protegendo a pele contra irritações

 Delicado para a pele

• Absorve o excesso de humidade da pele

• Mantém o equilíbrio do pH normal da pele

A gama de dispositivos de ostomia Alterna Free tem soluções para colostomia, ileostomia e urostomia.  

 


Gama Alterna Free 1 peça

Dispositivo multifuncional para máxima discrição. 

 


 


Gama Alterna Free 2 peças

Alterna 2 peças tem um sistema de fixação mecânica que combina o adesivo em espiral com um “clique” audível para garantir a fixação correta do saco na placa.  

 


Fechar
Alterna® – dispositivos de ostomia seguros e delicados para a pele

Alterna® – dispositivos de ostomia seguros e delicados para a pele

A gama de dispositivos de ostomia Alterna para colostomia, ileostomia e urostomia inclui o adesivo em espiral. Único do Alterna, ajuda a garantir que o Alterna é seguro e delicado para a pele. Leia mais
Fechar

Alterna® – dispositivos de ostomia seguros e delicados para a pele

Segurança

• Adere de forma segura à pele em redor do estoma, no entanto, a remoção é indolor

• É resistente à erosão, protegendo a pele contra irritações

Delicado para a pele

• Absorve o excesso de humidade da pele

• Mantém o equilíbrio do pH normal da pele

A gama de dispositivos de ostomia Alterna tem soluções para colostomia, ileostomia e urostomia. 

Alterna gama de 1 peça

Alterna gama de 1 peça

Dispositivo multifuncional para máxima discrição.




Alterna gama de 2 peças

Alterna 2 peças tem um sistema de fixação mecânica que combina o adesivo em espiral com um “clique” audível para garantir a fixação correta do saco na placa.


Fechar
Aisha

Esposa e mãe de duas crianças, Aisha conta de que forma o pensamento positivo lhe permitiu ultrapassar a sua cirurgia do estoma.

“Foi-lhe diagnosticada colite ulcerosa em 1990 com apenas 19 anos...” Leia a história da Aisha
Fechar

A história da Aisha

Foi-me diagnosticada colite ulcerosa em 1990 com apenas 19 anos. Durante os 15 anos seguintes, continuei a ter várias hospitalizações, além de experienciar muitas dores, até que em 2008 realizei uma ileostomia. Nos primeiros dias após a operação tentei habituar-me ao meu aspeto, à forma como as outras pessoas me viam. Tentar encontrar os produtos certos para nós pode ser difícil, mas existe mesmo uma luz ao fundo do túnel.

O meu enfermeiro estomaterapeuta ajudou-me muito em cada fase dos problemas com que me deparava e com base nestes problemas, sugeriu experimentar um produto diferente. Demorou algum tempo, mas no fim consegui. Agora tenho uma combinação de produtos que funcionam realmente para mim. A maior vantagem de realizar uma ileostomia é que agora consigo dar passeios sem sentir dor, consigo andar com os meus rapazes às cavalitas sem ter de desistir apenas alguns segundos depois devido a dor dilacerante. Além disso, também consigo fazer algo tão simples como fazer o pino – algo que nunca me passou pela cabeça durante a adolescência. Passei uma boa metade da minha vida com demasiadas dores para considerar sequer fazer tal coisa.

Um estoma é algo difícil de aceitar, mas com algum pensamento positivo e pedindo ajuda adequada, tenho toda a confiança de que todas as pessoas na mesma situação conseguem chegar lá – tal como eu consegui.”

 

Aisha, 
Esposa e mãe de duas crianças

Fechar
Visualizar Versão para Desktop
Fechar

Conheça a nossa política de privacidade e cookies