Fechar

Quem Somos

 

view countries map 32
Country websites Find your Coloplast website
Corporate Information
Selecione o site da Coloplast do seu país
Entrar na Área Coloplast para os Profissionais de Saúde

O que é uma Colostomia?

Uma colostomia é criada a partir de uma parte do intestino grosso (Cólon em latim) e geralmente é colocada no lado esquerdo do umbigo. O seu efluente geralmente é firme e consistente.

Aqui encontrará guias úteis, os tipos de colostomia existentes e os diferentes tipos de produtos que foram desenhados especificamente para aqueles que têm uma colostomia.



Após a cirurgia, o seu estoma pode estar bastante inchado no início, mas diminuirá de tamanho com o tempo – geralmente após seis a oito semanas.

Sem sensação, sem dor

Um estoma é de cor vermelha. Isso ocorre porque é uma membrana mucosa, assim como a membrana mucosa dentro da boca. Não há sensação no estoma, e por isso não é doloroso ao toque. O estoma pode sangrar um pouco ao ser limpo, principalmente no início, mas é normal e deve parar logo depois.

Os estomas têm todas as formas e tamanhos diferentes - alguns são bastante curtos e ficam retos contra a barriga, enquanto alguns são mais proeminentes. Algumas pessoas terão mais de um estoma, dependendo da sua condição.

Numa colostomia, parte do cólon é trazida para a superfície do abdómen para formar o estoma.

Colostomia

Numa operação de colostomia, parte do cólon é trazida para a superfície do abdómen para formar o estoma. Uma colostomia geralmente é criada no lado esquerdo do umbigo. O efluente nesta parte do intestino é sólido e, como um estoma não tem músculo para controlar a defecação, precisará de ser recolhido através de um dispositivo de ostomia.

Existem dois tipos diferentes de cirurgia de colostomia: colostomia terminal e colostomia em alça.

 

Colostomia terminal

Se partes de seu intestino grosso (cólon) ou reto foram removidas, o intestino grosso remanescente é trazido para a superfície do abdómen para formar um estoma. Uma colostomia final pode ser temporária ou permanente. A solução temporária é relevante em situações em que a parte doente do intestino foi removida e a parte restante do intestino precisa de descansar antes que as extremidades sejam unidas. A solução permanente é escolhida em situações em que é muito arriscado ou não é possível voltar a juntar as duas partes do intestino.

 

Colostomia em alça

Numa colostomia em alça, o seu intestino é levantado acima do nível da pele e mantido no lugar com uma haste de estoma. É feito um corte na alça intestinal exposta e as extremidades são enroladas e costuradas na pele. Dessa forma, um estoma em alça consiste, na verdade, em dois estomas que são unidos. A colostomia em alça é tipicamente uma medida temporária realizada em situações agudas. Também pode ser realizada para proteger uma junção cirúrgica no intestino.

Geralmente, com uma colostomia, precisará utilizar um dispositivo de ostomia fechado

Geralmente, com uma colostomia, precisará utilizar um dispositivo de ostomia fechado. Mas se o efluente do seu estoma for particularmente fluído, um dispositivo drenável pode ser mais apropriado. Pode também querer mudar de um dispositivo transparente (geralmente utilizados imediatamente após a operação) para uma versão opaca que também pode ser menor.

 

Existem dois tipos principais de sistemas:

Visualizar Versão para Desktop