Esta secção pretende atuar como um guia para as perguntas mais frequentes. Consulte sempre o seu profissional de saúde.
Quais são os sintomas?
Alguns dos sintomas mais comuns de esclerose múltipla são:
- Incontinência urinária
- Retenção urinária
- Incontinência fecal
- Limitações físicas
- Fadiga
- Deficiência cognitiva
No entanto, é improvável que uma pessoa com esclerose múltipla experimente todos esses sintomas, e cada pessoa é afetada de forma diferente, dependendo de quanto e onde os nervos foram danificados.
A esclerose múltipla pode ser tratada?
Existem muitos tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas da esclerose múltipla - alguns medicamentos podem retardar a progressão da doença (medicamentos modificadores da doença). O tratamento escolhido dependerá inteiramente do indivíduo. Também existem métodos que podem ser usados para ajudar a controlar complicações específicas da esclerose múltipla, como problemas de bexiga e intestinos.
Porquê que a esclerose múltipla causa problemas na bexiga?
A bexiga, que armazena a urina, é controlada pelo sistema nervoso. Como a esclerose múltipla danifica os nervos, a função da bexiga pode ser afetada. Algumas pessoas acham que precisam urinar com mais frequência ou urgência, enquanto outras têm dificuldade em esvaziar a bexiga. Algumas pessoas com esclerose múltipla podem apresentar incontinência urinária ocasional.
Como os problemas da bexiga podem ser geridos?
Vários métodos podem ser usados para ajudar a controlar os problemas urinários, incluindo cateteres, bainhas (para homens) e produtos absorventes, como pensos e cuecas para incontinência.
Porquê que a esclerose múltipla causa problemas intestinais?
As terminações nervosas no reto ajudam a alertar as pessoas sobre a necessidade de evacuar, quando as fezes entram no reto. Nas pessoas com esclerose múltipla, esta mensagem pode perder-se ou ficar incompleta, aumentando o risco dos problemas intestinais, como obstipação, incontinência fecal ou uma combinação de ambos. Certos medicamentos comummente prescritos para esclerose múltipla também podem aumentar a probabilidade de obstipação.
Como é que os problemas intestinais podem ser controlados?
Os problemas intestinais incluem obstipação e fugas intestinais. Os problemas intestinais geralmente podem ser melhorados mudando a dieta alimentar, mas também existem vários tipos de medicamentos que podem ajudar.