Esta secção pretende atuar como um guia para as perguntas mais frequentes. Consulte sempre o seu profissional de saúde.
O que significa "lesão da medula espinhal"?
Lesão da medula espinhal é o termo geral usado para descrever danos à medula espinhal. Normalmente, a lesão é causada por ossos partidos no pescoço ou nas costas, pressionando a medula espinhal.
O que causa lesões da medula espinhal?
A lesão da medula espinhal geralmente é o resultado de algum tipo de trauma, mais comummente acidentes de carro, quedas, violência ou lesões desportivas. No entanto, também pode resultar de uma infeção da medula espinhal e de certas condições médicas, incluindo esclerose múltipla e espinha bífida.
Como posso melhorar minha vida diária?
Embora a maioria das lesões da medula espinhal seja permanente, geralmente é possível alcançar algum grau de melhora por meio da fisioterapia e de reabilitação. Vários métodos estão disponíveis para ajudar as pessoas com lesões da medula espinhal a viver uma vida tão plena e ativa quanto possível, controlando complicações como perda do controlo da bexiga, intestinos ou controlo sexual.
Porquê que uma lesão na medula espinhal causa problemas na bexiga?
A bexiga, que armazena a urina, é controlada pelo sistema nervoso. Quando se tem uma lesão na medula espinhal, é provável que os nervos que controlam a bexiga sejam danificados e, como resultado, a função da bexiga seja afetada. Algumas pessoas acham que precisam de urinar com mais frequência ou urgência, algumas apresentam perdas de urina, enquanto outras pessoas têm dificuldade para esvaziar a bexiga.
Porquê que uma lesão na medula espinhal causa problemas intestinais?
O intestino é controlado pelo sistema nervoso. Quando se tem uma lesão na medula espinhal, é provável que os nervos que controlam o intestino sejam danificados e, como resultado, a função intestinal seja afetada.