Fechar

Quem Somos

 

view countries map 32
Country websites Find your Coloplast website
Corporate Information
Selecione o site da Coloplast de seu país

Bexiga e Intestinos

Existem muitos motivos diferentes pelos quais você, ou alguém próximo, possa ter de dar atenção especial à gestão da sua bexiga e/ou intestinos.

Sendo que mais de 20% das pessoas com mais de 40 anos têm algum tipo de distúrbio urinário, os problemas da bexiga são mais comuns do que possa pensar.

Problemas de bexiga – fuga e incontinência

Problemas da bexiga

Caso tenha problemas da bexiga/urinários, há uma hipótese de a sua saúde e qualidade de vida sofrerem um impacto significativo. Para clarificar a causa dos seus sintomas e eliminar tudo o que seja potencialmente grave, é importante consultar um profissional de saúde. Aprender como funciona a bexiga

Os problemas da bexiga habitualmente assumem a forma de incontinência urinária (fuga de urina) e retenção urinária (incapacidade de esvaziar a bexiga) e podem resultar de distúrbios neurogénicos, tais como, lesão vertebro-medular, esclerose múltipla e espinha bífida. A incontinência e a retenção também podem estar relacionadas com a idade, ou resultar de uma doença física subjacente, causada por uma disfunção na bexiga. 

 

Cuidar da sua bexiga

Os problemas da bexiga têm de ser geridos de forma adequada; sem tratamento, podem resultar em problemas de saúde graves. 

Existem muitas opções disponíveis para ajudar a gerir os problemas da bexiga:

  • Exercícios do pavimento pélvico
  • Reabilitação da bexiga
  • Cateteres
  • Dispositivos coletores
  • Alterações ao estilo de vida
  • Medicação
  • Cirurgia

Exercícios do pavimento pélvico

Os exercícios do pavimento pélvico destinam-se a fortalecer estes músculos para ajudar a reduzir a incontinência urinária.

  • Contraia e erga lentamente os músculos do pavimento pélvico e mantenha a contração durante cinco segundos, depois liberte
  • Contraia e liberte rapidamente os músculos do pavimento pélvico

Terá de fazer estes exercícios regularmente e poderá demorar vários meses até notar uma melhoria significativa.

Reabilitação da bexiga

A reabilitação da bexiga para ajudar a reduzir a incontinência urinária tem como objetivo esticar gradualmente a bexiga, para que consiga reter quantidades maiores de urina.

Cateteres

A cateterização intermitente limpa (CIL) é uma técnica eficaz de gestão da bexiga que se baseia no esvaziamento regular e total da bexiga utilizando um cateter. As pessoas que fazem cateterização para esvaziar a bexiga têm, habitualmente, de o fazer 4 a 6 vezes por dia.  

Sistemas coletores (para homens)

Para os homens com perda de urina (incontinência masculina), os cateteres externos masculinos são uma solução eficaz e confortável. O cateter externo masculino é usado sobre o pénis e está ligado a um saco de urina que é apertado à perna. 

Alterações ao estilo de vida

Para algumas pessoas, gerir os sintomas poderá incluir alterações ao estilo de vida, tais como, modificar a dieta para reduzir a obstipação e reduzir o consumo de bebidas com cafeína. Programar a ingestão de líquidos em determinadas alturas também pode ser útil, para que a necessidade de urinar seja mais conveniente e não coincida com excursões em público ou com o sono durante a noite.

Medicação

São receitados medicamentos para todos os tipos de incontinência, mas são geralmente mais úteis para a incontinência de urgência, especialmente quando combinados com exercícios do pavimento pélvico e treino da bexiga. A incontinência de esforço é habitualmente gerida sem recorrer a medicação.

Cirurgia

Está disponível uma variedade de procedimentos cirúrgicos para o tratamento dos problemas da bexiga. Decidir qual o procedimento que utiliza, se existir, depende do tipo  e causa da incontinência.

Fechar
Problemas intestinais

Problemas intestinais

Se tem perda intestinal e/ou obstipação crónica, não está sozinho. A sua qualidade de vida pode sofrer um impacto significativo, além do desconforto físico como o inchaço abdominal. Também pode ficar preocupado porque não quer ter um “acidente” em público. Aprender como funcionam os intestinos

Se os seus intestinos não funcionam de forma eficaz, poderá ter perda intestinal e/ou obstipação.

Perda intestinal

A perda intestinal é a passagem involuntária de fezes (por exemplo, não consegue controlar quando o intestino abre), o que resulta muitas vezes em acidentes intestinais.

Obstipação

Não existe uma ciência exata sobre o que constitui obstipação, pois os sintomas variam de pessoa para pessoa. É muitas vezes caraterizada pela diminuição dos movimentos intestinais e pelo esforço ao defecar. 

Intestino neurogénico

O intestino neurogénico refere-se à falta de controlo nervoso que impede o intestino de funcionar normalmente e é causado por um distúrbio neurogénico como lesão vertebro-medular, esclerose múltipla e espinha bífida.

Porque é que os cuidados com o intestino são tão importantes?

Ter uma boa rotina de cuidados com o intestino irá melhorar o seu bem-estar físico e emocional e ajudá-lo a:

  • Ter movimentos intestinais regulares e sem dor
  • Prevenir a perda intestinal e a obstipação
  • Melhorar a qualidade de vida

Opções disponíveis para ajudar a gerir problemas intestinais

Para gerir tanto a perda intestinal como a obstipação, existem várias opções de tratamento disponíveis por ordem crescente de capacidade invasiva:

  • Tratamento conservador
  • Estimulação digital
  • Irrigação transanal, também conhecida como irrigação intestinal, por ex., Peristeen®
  • Estimulação do nervo sacral
  • Irrigação anterógrada do cólon (IAC)
  • Estimulação da raiz anterior sacral
  • Estoma

É mais provável que lhe recomendem primeiro tratamentos conservadores, tais como, moderar a dieta e a ingestão de líquidos e/ou tomar medicação, como agentes dilatadores, laxantes e clisteres. 

Irrigação intestinal

Se os seus problemas intestinais não forem resolvidos recorrendo a métodos conservadores, e continuar a ter acidentes intestinais ou dificuldades em esvaziar o intestino, então, a irrigação intestinal poderá ajudar. A irrigação intestinal pode prevenir a perda intestinal e a obstipação, garantindo que os movimentos intestinais são regulares e previsíveis. 

Fechar

Famílias de produtos

Cateteres

Cateteres

A família SpeediCath® consiste numa ampla gama de cateteres prontos a usar que proporcionam uma cateterização segura e simples para utilizadores de ambos os sexos. Os nossos cateteres
Fechar

Cateteres

Cateter SpeediCath(R)

      

SpeediCath®

SpeediCath é um cateter com revestimento hidrofílico que é pré-hidratado em água salinizada e que proporciona o benefício único de ter algo pronto a usar de forma instantânea sem tempo de espera.

SpeediCath Compact Female

 

SpeediCath® Compact Female

Para mulheres que realizam a autocateterização, a Coloplast desenvolveu um cateter conveniente e discreto, concebido especificamente para o corpo das mulheres.

Speedibag

 

SpeediBag™ Compact

SpeediBag™ Compact é um saco de urina novo e discreto para os utilizadores do SpeediCath® Compact do sexo feminino. Em conjunto, proporcionam uma solução de cateter e saco de urina que pode ser utilizada sem transferir para uma casa de banho.


Fechar
Cateteres intermitentes

Cateteres intermitentes

SpeediCath® e EasiCath® – para uma cateterização segura e conveniente Saiba mais
Fechar

SpeediCath®

O SpeediCath é um cateter pronto a usar. O seu revestimento hidrofílico exclusivo e orifícios de drenagem polidos garantem um cateterismo simples e prático todos os dias. Disponível nas versões masculina, feminina e pediátrico.

Descrição do Produto

O SpeediCath é um cateter pronto a usar, de utilização simples e intuitiva. Não é preciso adicionar água, lubrificação ou esperar a ativação do revestimento.

Mais simples e rápido é impossível.

O design do Speedicath foi concebido para aumentar o conforto e minimizar o risco de danos na uretra. O seu revestimento hidrofílico exclusivo e os orifícios de drenagem polidos garantem um cateterismo extremamente suave, tanto durante a inserção, como ao retirar o cateter.

O SpeediCath é rápido e fácil de usar. O anel de abertura permite uma abertura fácil e o ponto adesivo garante que o cateter permanecça onde foi colocado.

Estudos mostram que o SpeediCath é o preferido dos utilizadores devido à sua comodidade, rapidez e discrição.

O SpeediCath é o cateter comprovado, confiável e o padrão da cateterização há 15 anos. Está disponível em diferentes comprimentos e tamanhos para se adaptar a homens, mulheres e crianças.

Vantagens de Speedicath

  • Pronto a usar devido ao seu exclusivo revestimento hidrofílico
  • Utilização simples e intuitiva
  • O seu design é responsável por reduzir o atrito e aumentar o conforto, devido ao revestimento hidrofílico e orifícios de drenagem polidos
  • O anel de abertura permite uma fácil abertura
  • O ponto adesivo garante que o cateter permaneça onde foi colocado
  • Sem PVC e ftalato, garantido que a sua saúde nunca será comprometida, além de limitar o impacto ambiental

EasiCath®

EasiCath® é um cateter tradicional com revestimento hidrofílico para utilização única. Basta adicionar água e aguardar 30 segundos, depois está pronto a usar. O revestimento hidrofílico proporciona uma fricção mais reduzida em comparação com os cateteres sem revestimento e com gel lubrificante.

Os orifícios do cateter são macios, arredondados e lubrificados. Isto torna este cateter suave para a mucosa da uretra e torna o procedimento de cateterização mais confortável e seguro.

Os benefícios do cateter EasiCath:

  • Revestimento hidrofílico
  • Orifícios revestidos para conforto e segurança
  • Esterilizado
  • Utilização única
  • Fricção reduzida – mais suave e seguro durante a utilização
  • Pronto a usar em 30 segundos

EasiCath está disponível em muitos tamanhos diferentes para se adequar às necessidades individuais.

 

 

Fechar
Acessórios Conveen®

Acessórios Conveen®

A nossa gama de acessórios Conveen® inclui produtos concebidos para proteger a pele. Além de ajudarem a alcançar soluções personalizadas para as necessidades morfológicas diferentes. Os nossos acessórios Conveen®
Fechar

Acessórios Conveen®

Conveen® Critic Barrier

O creme Conveen® Critic Barrier forma uma película protetora sobre a pele gretada ou irritada após estar exposta a urina ou fezes, por exemplo.

Critic Barrier contém pó de karaya, que tem propriedades absorventes, o que permite que este creme seja usado em pele húmida e com exsudado.

 

Conveen® EasiCleanse

Conveen EasiCleanse é um spray de limpeza sem enxaguamento que se destina a limpar a pele exposta a urina, fezes e pus. Remove as barreiras da pele.

Fechar
Tampão anal

Tampão anal

Um auxiliar discreto para a incontinência fecal. Saiba mais sobre o Tampão Anal Paristeen®
Fechar

Tampão Anal Peristeen®

O Tampão Anal Peristeen é um auxiliar simples e eficaz para a incontinência fecal. Previne a perda incontrolada de fezes líquidas. Graças ao seu pequeno tamanho, o tampão anal cabe facilmente no bolso ou na mala de mão. Não é percetível para outras pessoas por ser utilizado no interior do corpo.

Os odores desagradáveis também são evitados, uma vez que o tampão retém as fezes nos intestinos.

O tampão anal é inserido tal como um supositório. A espuma foi comprimida para lhe conferir um tamanho pequeno e é revestido com uma película hidrossolúvel. Quando a película é exposta ao calor e humidade do reto, dissolve-se – o tampão expande-se então, adaptando-se ao formato da cavidade retal. Ao proteger contra fugas, o tampão anal proporciona-lhe a confiança para participar em atividades onde precisa de sentir segurança, tal como, nadar.

O Tampão Anal Peristeen

  • Existe em dois tamanhos: pequeno e grande
  • É removido puxando o fio de algodão suave preso ao tampão
  • Pode ser deixado durante um período de até 12 horas

O tampão anal pode ser utilizado em combinação com. 

Fechar

SpeediCath videos

Visualizar Versão para Desktop
Fechar

Conheça a nossa política de privacidade e cookies