Se os seus intestinos não funcionam de forma eficaz, poderá ter perda intestinal e/ou obstipação.
Perda intestinal
A perda intestinal é a passagem involuntária de fezes (por exemplo, não consegue controlar quando o intestino abre), o que resulta muitas vezes em acidentes intestinais.
Obstipação
Não existe uma ciência exata sobre o que constitui obstipação, pois os sintomas variam de pessoa para pessoa. É muitas vezes caraterizada pela diminuição dos movimentos intestinais e pelo esforço ao defecar.
Intestino neurogénico
O intestino neurogénico refere-se à falta de controlo nervoso que impede o intestino de funcionar normalmente e é causado por um distúrbio neurogénico como lesão vertebromedular, esclerose múltipla e espinha bífida.
Porque é que os cuidados com o intestino são tão importantes?
Ter uma boa rotina de cuidados com o intestino irá melhorar o seu bem-estar físico e emocional e ajudá-lo a:
- Ter movimentos intestinais regulares e sem dor
- Prevenir a perda intestinal e a obstipação
- Melhorar a qualidade de vida
Opções disponíveis para ajudar a gerir problemas intestinais
Para gerir tanto a perda intestinal como a obstipação, existem várias opções de tratamento disponíveis por ordem crescente de capacidade invasiva:
- Tratamento conservador
- Estimulação digital
- Estimulação do nervo sacral
- Irrigação anterógrada do cólon (IAC)
- Estimulação da raiz anterior sacral
- Estoma
É mais provável que lhe recomendem primeiro tratamentos conservadores, tais como, moderar a dieta e a ingestão de líquidos e/ou tomar medicação, como agentes dilatadores, laxantes e clisteres.
Irrigação intestinal
Se os seus problemas intestinais não forem resolvidos recorrendo a métodos conservadores, e continuar a ter acidentes intestinais ou dificuldades em esvaziar o intestino, então, a irrigação intestinal poderá ajudar. A irrigação intestinal pode prevenir a perda intestinal e a obstipação, garantindo que os movimentos intestinais são regulares e previsíveis.