Fechar

Quem Somos

 

view countries map 32
Country websites Find your Coloplast website
Corporate Information
Selecione o site da Coloplast do seu país
Entrar na Área Coloplast para os Profissionais de Saúde

Introdução

Problemas Intestinais

A incontinência fecal e a obstipação podem ter um impacto significativo na nossa qualidade de vida. Para além do desconforto físico e da distensão abdominal, pode também haver preocupação com a possibilidade de ter um acidente em público. Sobre a incontinência fecal e obstipação
Fechar

Sobre a incontinência fecal e obstipação

Sobre a incontinência fecal e a obstipação


As causas mais frequentes dos problemas intestinais incluem:

  • Lesões neurogénicas causadas por lesões na medula espinhal ou doenças como esclerose múltipla ou espinha bífida.
  • Traumatismo retal, por exemplo, após o parto
  • Alguns medicamentos

Qualquer pessoa pode ter ocasionalmente prisão de ventre e fugas intestinais, mas se os sintomas persistirem por mais de um mês, deve contactar um profissional de saúde.

 

Possíveis tratamentos

Se os sintomas forem crónicos, talvez seja necessário seguir uma rotina de evacuação que lhe permita decidir quando e onde evacuar e lhe dê a confiança necessária para levar uma vida ativa.

 

A Coloplast oferece algumas soluções para controlar os sintomas:

Sistema de Irrigação Anal Peristeen Plus

 

 

 

Fechar

O que saber:

Causas frequentes de incontinência fecal e obstipação

Os problemas intestinais podem surgir por várias razões e afetar pessoas de todas as idades. A seguir, descrevemos algumas das causas e sintomas mais característicos. Causas dos problemas intestinais
Fechar

Causas dos problemas intestinais

Existem vários tipos de problemas intestinais, sendo os mais comuns:

 

  • Incontinência fecal, quando não é possível controlar as evacuações e ocorrem fugas acidentais.
  • Obstipação, quando as fezes permanecem muito tempo nos intestinos e endurecem, interrompendo o trânsito intestinal.
  • Uma combinação de ambos. Pode estar com prisão de ventre, mas mesmo assim as fezes mais moles e líquidas podem vazar ao redor de outras mais duras e secas armazenadas no reto.

 

Alguns dos sinais de incontinência fecal incluem o seguinte:

  • Sentir uma necessidade urgente de ir à casa de banho, mas ser incapaz de se controlar ao defecar, o que resulta em um vazamento (incontinência de urgência)
  • Fugas de matéria fecal (incontinência passiva)
  • Manchas na roupa interior
  • Incapacidade de se controlar ao libertar gases (flatulência)
  • Alguns dos sinais de obstipação incluem o seguinte:
  • Dificuldade em evacuar as fezes
  • Distensão abdominal
  • Desconforto
  • Dor intensa no estômago

É importante compreender que os problemas intestinais não são uma doença. Geralmente, há uma causa subjacente que explica por que o intestino não funciona corretamente.

 

As causas mais frequentes são as seguintes:

 

  • Distúrbios neurológicos, como lesão medular, espinha bífida ou esclerose múltipla. Se tiver um distúrbio neurológico, é provável que os nervos da medula espinhal, que controlam o funcionamento intestinal, estejam danificados.
  • Complicações que surgem após uma cirurgia no reto, ou por exemplo, após um parto, em que os músculos do esfíncter foram danificados, o que resulta na impossibilidade de controlar-se quando vai à casa de banho.
  • Malformações anorretais congénitas. Mesmo com correção cirúrgica, ainda pode ter episódios de incontinência fecal.
  • Perda de elasticidade dos tecidos devido à idade avançada, o que leva a manchas frequentes.

 

É importante que as pessoas com problemas intestinais estabeleçam uma rotina que lhes permita evacuar regularmente, o que ajuda a prevenir fugas e prisão de ventre.

 

Mais informações sobre os produtos que a Coloplast pode oferecer.

Fechar

Mais informações sobre obstipação e incontinência fecal

Se tem problemas intestinais, talvez lhe conforte saber que não é o único e que existem opções para aliviar o seu problema. Mais informações sobre obstipação e incontinência fecal
Fechar

Sobre a obstipação e as fugas do conteúdo intestinal

Ir à casa de banho é algo que a maioria das pessoas dá por garantido, por isso, se tem um problema intestinal, talvez se sinta bastante isolado. Pode ser desconfortável falar sobre isso, por isso pode demorar muito tempo até que alguém o ajude a encontrar o melhor método para controlar o seu problema.

 

Um problema frequente

 

Como muitas pessoas nunca visitam o médico ou o seu profissional de saúde nem revelam os seus sintomas, não se sabe o número exato de pessoas que sofrem com problemas intestinais. No entanto, são mais frequentes do que imagina:

 

Estudos sugerem que cerca de 2% da população adulta tem episódios diários ou semanais de incontinência.

A prevalência em adultos com mais de 65 anos é de 7% e em lares de idosos chega a 33%.

Estudos indicam que até 20% da população tem problemas de obstipação.

 

Encontrar uma solução para os problemas intestinais

 

Os problemas intestinais não desaparecem por si só, por isso é importante encontrar uma solução. Existem muitas maneiras de cuidar do intestino. Se procura um método que lhe permita decidir quando e onde esvaziar o intestino, a irrigação intestinal é a solução.

 

 

Mais informações sobre os produtos que a Coloplast pode oferecer – inserir link para os produtos de continência

Fechar

Respostas às perguntas mais frequentes sobre problemas intestinais

Aqui estão as respostas às perguntas mais frequentes sobre problemas intestinais, que podem ser muito úteis. Respostas às perguntas mais frequentes sobre problemas intestinais

Como podem afetar o meu estilo de vida?

A perda de fezes e a obstipação podem ser muito incómodas e ter um impacto significativo na qualidade de vida. Além do desconforto físico e da distensão frequentes, pode ficar preocupado com a possibilidade de ter um acidente em público.

Por isso, é importante encontrar um método que o ajude a controlar e prever a evacuação intestinal.

O que posso fazer para controlar e prever a evacuação intestinal?

Muitas vezes, os problemas intestinais podem melhorar com a alimentação e a medicação. Também pode recorrer à irrigação transanal, que lhe dará a confiança necessária para melhorar a sua qualidade de vida.

O que é a irrigação transanal?

A irrigação transanal é realizada através da introdução de água morna no intestino através de uma sonda no esfíncter anal. A água estimula o intestino e esvazia o conteúdo fecal de toda a parte final do intestino grosso.

Com que frequência devo fazer a irrigação?

O esvaziamento do intestino tende a funcionar melhor se for feito sempre à mesma hora do dia, todos os dias ou a cada dois dias. Portanto, escolha o momento que for mais conveniente para si e tente fazê-lo sempre nessa hora, podendo ser, por exemplo, a primeira ou a última atividade do dia. Estabelecer uma rotina que se encaixe nas atividades da sua vida diária irá ajudá-lo a incorporá-la no seu dia a dia.

Com prática e perseverança, irá aprender o que é melhor para si e assim desfrutar dos benefícios que uma rotina regular e eficaz de esvaziamento do intestino pode trazer. O seu médico ou profissional de saúde irá ensinar-lhe como realizar a irrigação, indicando a frequência e respondendo às perguntas que possam surgir.

Posso viajar com o sistema de irrigação?

Sim. Lembre-se de levar o sistema de irrigação junto com uma grande quantidade de sondas descartáveis, pois talvez não as encontre em todos os lugares. Se for viajar para o estrangeiro, peça ao seu médico um relatório que comprove que é utilizador de um sistema de evacuação intestinal. Se a água da torneira não for potável, utilize água engarrafada ou água fervida, sempre morna. Lembre-se de que, em diferentes fusos horários, o organismo pode demorar algum tempo a habituar-se a uma nova rotina. Além disso, poderá comer diferentes tipos de alimentos que o podem afetar.

A irrigação anal é dolorosa?

Não. A irrigação anal não é dolorosa e é perfeitamente segura. No entanto, pode causar uma sensação estranha no início. Se sentir desconforto ao bombear a água, pare por um momento e continue depois. Se sentir dor, interrompa a irrigação imediatamente, esvazie o balão e retire a sonda. Se a dor persistir, contacte o seu médico ou profissional de saúde.

A irrigação tem riscos ou complicações?

Algumas pessoas têm problemas menores, como desconforto ou um pouco de sangramento. Se a sonda não for colocada corretamente, pode perfurar ou rasgar o intestino, embora isso seja extremamente raro se seguir as instruções do seu médico ou profissional de saúde.

O que acontece se eu tiver alguma perda entre as irrigações?

Pode ocorrer alguma perda de água após uma irrigação, especialmente nas primeiras vezes que a realizar. Isto pode ser devido ao facto de a obstipação ou as fezes duras impedirem o esvaziamento completo do intestino ou porque utilizou demasiada água durante a irrigação. Certifique-se de que utiliza a quantidade de água recomendada pelo seu médico ou enfermeiro. Tente também permanecer na sanita por mais tempo. Contacte o seu médico ou profissional de saúde para que o ajudem a adaptar o plano intestinal.

Fechar

O que é o intestino neurogénico?

O intestino neurogénico é uma condição que causa a perda da função intestinal após uma lesão na medula espinhal. A seguir, descrevemos os sintomas mais característicos. O intestino neurogénico

Basicamente, o termo intestino neurogénico descreve a falta de controlo nervoso que impede o funcionamento intestinal correto. Este distúrbio é causado por danos no sistema nervoso central e pode resultar em fugas do conteúdo intestinal, obstipação crónica ou ambos os problemas.

 

Algumas causas

A causa mais frequente do intestino neurogénico é uma lesão na medula espinhal, embora também possa ser causada por outros distúrbios neurológicos, como espinha bífida, esclerose múltipla, doença de Parkinson ou diabetes mellitus. O efeito sobre o funcionamento intestinal depende do local onde a medula espinhal está danificada.

 

Existem dois tipos de disfunção intestinal neurogénica: intestino reflexo e intestino flácido.

 

Intestino reflexo

O intestino reflexo é a incapacidade de sentir o intestino cheio e de controlar o esfíncter anal. A defecação ocorre por reflexo quando o reto fica cheio. Pode ocorrer a qualquer momento, pois é possível que se tenha perdido a capacidade de sentir quando o intestino está cheio. Isso pode resultar em fugas intestinais e fugas do conteúdo intestinal (incontinência fecal).

 

Intestino flácido

O intestino flácido ocorre quando o músculo do esfíncter anal, que normalmente mantém o ânus fechado, relaxa e permanece aberto, facilitando a evacuação do intestino, muitas vezes de forma acidental.

 

O intestino neurogénico também retarda o trânsito das fezes, o que significa que muitas pessoas com esse distúrbio também correm um alto risco de sofrer de prisão de ventre (obstipação).

 

Se tem distúrbios intestinais, é muito importante estabelecer uma rotina que lhe permita controlar e prever a evacuação, para evitar fugas e obstipação intestinal.

Fechar

Conselhos, ferramentas e guias

Um estilo de vida melhor resulta num intestino mais saudável

Introduzir mudanças no seu estilo de vida pode ajudar a diminuir os sintomas da disfunção intestinal e proporcionar-lhe a confiança necessária para melhorar a sua qualidade de vida. Um estilo de vida melhor resulta num intestino mais saudável
Fechar

Establecer una rutina regular y efectiva

Pequenas mudanças que pode fazer, incluem o seguinte:

 
  • Uma alimentação mais saudável: uma dieta equilibrada, rica em fibras e água, ajudará a diminuir a obstipação.
  • Ingerir grandes quantidades de frutas e vegetais frescos e menos carnes vermelhas pode protegê-lo de certos tipos de cancro.
  • Parar de fumar: o tabagismo pode piorar os sintomas de doenças inflamatórias intestinais.
  • Reduzir o consumo de álcool.
  • Reduzir o uso de certos medicamentos: muitos dos medicamentos que usamos habitualmente, como os que são usados para tratar a azia e a indigestão, podem causar diarreia ou prisão de ventre.
  • Fazer exercício com moderação: o exercício moderado diminui o risco de prisão de ventre.

 

A importância de uma rotina intestinal

 

Ter a possibilidade de decidir onde e quando esvaziar o intestino pode melhorar significativamente a qualidade de vida.

 

Os problemas intestinais são extremamente comuns.

O plano para cuidar do intestino e como encaixá-lo na vida diária deve ser exclusivo para cada pessoa.

A evacuação intestinal regular evita perdas e obstipação crónica.

Fechar

Peristeen® Plus

É uma ferramenta que pode ajudá-lo no tratamento dos seus problemas intestinais, permitindo-lhe alcançar uma rotina de evacuação intestinal que evita perdas ou obstipação.

A seguir, apresentamos três vídeos explicativos sobre o funcionamento do Peristeen® Plus.

Visualizar Versão para Desktop