Como podem afetar o meu estilo de vida?
A perda de fezes e a obstipação podem ser muito incómodas e ter um impacto significativo na qualidade de vida. Além do desconforto físico e da distensão frequentes, pode ficar preocupado com a possibilidade de ter um acidente em público.
Por isso, é importante encontrar um método que o ajude a controlar e prever a evacuação intestinal.
O que posso fazer para controlar e prever a evacuação intestinal?
Muitas vezes, os problemas intestinais podem melhorar com a alimentação e a medicação. Também pode recorrer à irrigação transanal, que lhe dará a confiança necessária para melhorar a sua qualidade de vida.
O que é a irrigação transanal?
A irrigação transanal é realizada através da introdução de água morna no intestino através de uma sonda no esfíncter anal. A água estimula o intestino e esvazia o conteúdo fecal de toda a parte final do intestino grosso.
Com que frequência devo fazer a irrigação?
O esvaziamento do intestino tende a funcionar melhor se for feito sempre à mesma hora do dia, todos os dias ou a cada dois dias. Portanto, escolha o momento que for mais conveniente para si e tente fazê-lo sempre nessa hora, podendo ser, por exemplo, a primeira ou a última atividade do dia. Estabelecer uma rotina que se encaixe nas atividades da sua vida diária irá ajudá-lo a incorporá-la no seu dia a dia.
Com prática e perseverança, irá aprender o que é melhor para si e assim desfrutar dos benefícios que uma rotina regular e eficaz de esvaziamento do intestino pode trazer. O seu médico ou profissional de saúde irá ensinar-lhe como realizar a irrigação, indicando a frequência e respondendo às perguntas que possam surgir.
Posso viajar com o sistema de irrigação?
Sim. Lembre-se de levar o sistema de irrigação junto com uma grande quantidade de sondas descartáveis, pois talvez não as encontre em todos os lugares. Se for viajar para o estrangeiro, peça ao seu médico um relatório que comprove que é utilizador de um sistema de evacuação intestinal. Se a água da torneira não for potável, utilize água engarrafada ou água fervida, sempre morna. Lembre-se de que, em diferentes fusos horários, o organismo pode demorar algum tempo a habituar-se a uma nova rotina. Além disso, poderá comer diferentes tipos de alimentos que o podem afetar.
A irrigação anal é dolorosa?
Não. A irrigação anal não é dolorosa e é perfeitamente segura. No entanto, pode causar uma sensação estranha no início. Se sentir desconforto ao bombear a água, pare por um momento e continue depois. Se sentir dor, interrompa a irrigação imediatamente, esvazie o balão e retire a sonda. Se a dor persistir, contacte o seu médico ou profissional de saúde.
A irrigação tem riscos ou complicações?
Algumas pessoas têm problemas menores, como desconforto ou um pouco de sangramento. Se a sonda não for colocada corretamente, pode perfurar ou rasgar o intestino, embora isso seja extremamente raro se seguir as instruções do seu médico ou profissional de saúde.
O que acontece se eu tiver alguma perda entre as irrigações?
Pode ocorrer alguma perda de água após uma irrigação, especialmente nas primeiras vezes que a realizar. Isto pode ser devido ao facto de a obstipação ou as fezes duras impedirem o esvaziamento completo do intestino ou porque utilizou demasiada água durante a irrigação. Certifique-se de que utiliza a quantidade de água recomendada pelo seu médico ou enfermeiro. Tente também permanecer na sanita por mais tempo. Contacte o seu médico ou profissional de saúde para que o ajudem a adaptar o plano intestinal.