Fechar

Quem Somos

 

view countries map 32
Country websites Find your Coloplast website
Corporate Information
Selecione o site da Coloplast do seu país
Entrar na Área Coloplast para os Profissionais de Saúde

O que é a incontinência urinária nos homens?

Há muitos mitos e ideias erradas sobre a incontinência urinária (IU). Saiba a verdade sobre a incontinência e obtenha a ajuda de que necessita para ter um estilo de vida ativo. Leia mais sobre a incontinência urinária

A incontinência da bexiga (ou incontinência urinária) é a perda não intencional de urina que ocorre quando o músculo (esfíncter) que mantém o colo da bexiga fechado não é suficientemente forte para manter a urina na bexiga.

Alguns factos sobre a IU

  • Mais de 2 milhões de homens sofrem de IU
  • A IU também pode ser causada quando os músculos da bexiga se contraem de forma demasiado forte, ou quando a bexiga não é esvaziada de forma regular e completamente.
  • A incontinência urinária nos homens está muitas vezes relacionada com um problema ou tratamentos médicos relacionados com a glândula da próstata, incluindo o aumento da próstata ou a remoção da próstata devido a cancro.
Fechar

Sinais e causas da incontinência urinária nos homens

Quais são os sinais da incontinência?

Quais são os sinais da incontinência?

Será que é incontinente? Saiba como funciona a bexiga e responda a um questionário para ver se apresenta sinais de incontinência. Sinais de incontinência

Como funciona uma bexiga normal?

A bexiga é um órgão oco, situado na parte inferior do abdómen. Armazena a urina, que consiste no resíduo líquido produzido pelos rins.

urinary - male body

A urina passa de cada um dos rins para a bexiga através de um tubo, chamado ureter. A urina sai da bexiga e vai para fora do corpo através de outro tubo, chamado uretra.

À medida que a bexiga se enche de urina, esta exerce pressão nas paredes da bexiga, que sentimos como sendo uma necessidade de urinar. Isto desencadeia uma mensagem enviada pelo cérebro para a camada muscular que rodeia o revestimento interno da bexiga, forçando o músculo a contrair-se (apertar-se) e a urina a fluir para fora da bexiga.

Ao mesmo tempo, o músculo do esfíncter que rodeia a uretra relaxa, deixando a urina sair para fora do corpo. Este processo exige que tanto os nervos como os músculos trabalhem em conjunto para prevenir as perdas de urina. Os danos, enfraquecimento ou lesões nos músculos ou nervos podem resultar em incontinência.

 

Apresenta sinais de incontinência?

A seguir tem algumas perguntas simples para pensar antes de falar com o seu médico.


Perde urina inesperadamente?

Sim

Não

 

Quanta urina perde?

Umas gotas
Roupa interior molhada
Roupa molhada

 

Perde urina quando:

Tosse?
Espirra?
Se ri?
Se dobra?
Levanta pesos?
Muda de posição (isto é, passa de estar sentado ou deitado para ficar de pé)?

 

Perde urina continuamente durante o dia?

Sim
Não

 

Perde urina quando dorme?

Sim
Não

 

A perda de urina afeta a sua vida?

Sim
Não

Se respondeu “sim” a qualquer destas perguntas, ou se achar que a incontinência está a impedi-lo de aproveitar a vida, fale com o seu médico. O médico pode diagnosticar o seu tipo de incontinência e ajudá-lo a encontrar a opção de tratamento mais eficaz.

Fechar
O que causa a incontinência?

O que causa a incontinência?

Sabia que a incontinência não é uma doença, mas sim um sintoma? Saiba mais sobre a incontinência

A incontinência pode ser causada por:

  • Remoção da próstata
  • Infeções ou medicamentos
  • Doenças
  • Estenoses uretrais
  • DDEE (Dissinergia do Detrusor Externo do Esfíncter)
  • Traumatismo pélvico
  • Lesões na espinal medula
  • Esclerose múltipla
  • Perturbações neurológicas

A causa da incontinência e o impacto que esta tem nos nervos ou músculos irá determinar o tipo de incontinência que pode ter. 

 

Quais são os tipos de incontinência?

 

Incontinência de esforço

É a libertação acidental de urina quando se aplica pressão na bexiga, como por exemplo quando tosse, espirra, se ri ou levanta alguma coisa pesada. Este é o tipo mais frequente de incontinência pós-cirurgia para o cancro da próstata.

 

Incontinência de urgência

Acontece quando a bexiga se contrai no momento errado, dando-lhe a sensação de que precisa de urinar imediatamente, mesmo que tenha acabado de esvaziar a bexiga.

 

Incontinência por extravasamento

Trata-se de perdas que ocorrem quando a bexiga não se esvazia devidamente. Pode dever-se a outros problemas médicos, como por exemplo o aumento da próstata ou o estreitamento da uretra.


Incontinência total

É a perda contínua de urina devido a uma deficiência completa do esfíncter.

 

Incontinência mista

É uma combinação de diferentes tipos de incontinência. Esta pode ser difícil de diagnosticar, uma vez que um tipo de incontinência pode mascarar os restantes.

Fechar

Opções de tratamento para a incontinência urinária nos homens

A incontinência pode ser tratada sem cirurgia?

Seja qual for o tipo de incontinência que tenha, há opções de tratamento que podem ajudar, incluindo algumas que não envolvem cirurgia. Opções não cirúrgicas

Não há nenhum tratamento para a incontinência que resulte com toda a gente. Nalguns casos, o tratamento para um tipo de incontinência pode na realidade piorar outro tipo. É boa ideia conversar com o seu médico sobre todas as opções.

 

As opções de tratamento não cirúrgico incluem:

  • Produtos absorventes (pensos)
  • Cateteres; internos ou externos
  • Clamps penianos ou de incontinência
  • Modificação comportamental
  • Exercícios de Kegel
  • Limitação de líquidos
  • Micção a horas fixas
  • Medicação
  • Mudança da medicação existente
  • Nova medicação

Se estas opções não forem adequadas para o tipo de incontinência que apresenta, ou para o seu estilo de vida, também há opções cirúrgicas minimamente invasivas a considerar.

Fechar

Quais são os tratamentos cirúrgicos para a incontinência?

A banda suburetral masculina Virtue é um tratamento que pode oferecer uma solução permanente para a incontinência. Depois da cirurgia e assim que o processo de cicatrização estiver concluído, pode aproveitar o estilo de vida ativo que tinha antes, sem receio de ter perdas de urina. Opções de tratamento cirúrgico

Porquê o tratamento cirúrgico? 

Não há nenhum tratamento para a incontinência que resulte com toda a gente. Nalguns casos, o tratamento para um tipo de incontinência pode na realidade piorar outro tipo. É boa ideia conversar com o seu médico sobre todas as opções.


As opções de tratamento cirúrgico podem ser uma solução permanente para a incontinência. Estes incluem: 

• Banda suburetral

• Esfíncter urinário artificial (EUA) 

 

Pondere utilizar uma banda suburetral

Assim que o seu problema de incontinência tiver sido avaliado por um médico ou urologista, pode acontecer que o melhor tratamento seja uma banda bulbouretral, como por exemplo a banda suburetral masculina Virtue®, da Coloplast.

Virtue male sling

A banda suburetral Virtue® é feita de um material macio e flexível, em rede de polipropileno. É implantada para apoiar e elevar a uretra e, através de uma compressão ligeira, pode ajudar a prevenir as perdas de urina.

 

A banda Virtue é normalmente colocada num procedimento em ambulatório. Uma vez implantada, terá de limitar as suas atividades durante um período breve, para permitir a cicatrização adequada e maximizar os efeitos. Assim que o processo de cicatrização estiver concluído, pode aproveitar o estilo de vida ativo que tinha antes, sem receio de ter perdas de urina.

male sling surgery

Fechar

O que acontece antes, durante e depois da cirurgia para a incontinência urinária nos homens?

O que acontece antes da cirurgia?

Antes da cirurgia, é importante que a sua incontinência seja corretamente diagnosticada para assegurar que está a escolher a melhor opção de tratamento possível. Antes da cirurgia

O seu médico irá querer determinar um historial médico completo e saber informações sobre os seus hábitos urinários. É importante descrever com precisão os problemas que está a ter, como por exemplo quando e em que condições tem problemas com as perdas de urina.


Pode ser benéfico seguir os seus hábitos urinários num diário, para mostrar ao seu médico. Este “diário de micção ao longo de 24 horas” deve incluir informação sobre o que come, o que bebe, o número de vezes que urina, e se tem episódios de perda de urina.

Diário de micção (clique para descarregar em pdf)

voiding diary


Os especialistas, como por exemplo os urologistas, usam diferentes testes para medir:

  • A quantidade de urina existente na bexiga antes de urinar
  • A força da urina ao sair do corpo
  • A pressão interna na bexiga à medida que se enche de urina
  • O controlo dos músculos do esfíncter uretral

Alguns exames frequentes para diagnosticar a incontinência:

  • Análise à urina
  • Teste de stress
  • Urina residual pós-esvaziamento
  • Teste urodinâmico
  • Cistoscopia
Fechar

O que acontece depois da cirurgia?

Para maximizar os efeitos da banda suburetral masculina Virtue®, terá de limitar as suas atividades pós-cirurgia durante um período breve. Isso dará tempo para cicatrizar tudo, e irá ajudá-lo a obter o máximo partido da banda suburetral Virtue®. Depois da cirurgia

Ajude a tirar o máximo partido da sua banda suburetral masculina Virtue® seguindo estas orientações, em consulta com o seu médico. 

  • Depois da cirurgia, é importante manter a sua região pélvica tão quieta quanto possível, para permitir uma cicatrização adequada.
  • Não é infrequente ter alguma dor no local da incisão depois da cirurgia. Esta dor deve ficar controlada com a medicação para a dor receitada pelo seu urologista.
  • A dor no pós-operatório deve resolver-se dentro de quatro semanas. Se a dor persistir por mais tempo, contacte o seu urologista.
  • Para além da medicação para a dor, o seu urologista pode receitar um medicamento para amolecer as fezes e/ou antibióticos para tomar depois do procedimento. Certifique-se de que segue as instruções para tomar estes medicamentos.

O seu urologista pode ter orientações adicionais para seguir.

Fechar

Testemunhos de homens que sofreram de incontinência urinária

Visualizar Versão para Desktop