
O prolapso dos órgãos pélvicos é uma condição comum nas mulheres, particularmente depois da menopausa. Apesar de ser mais frequente em mulheres que tiveram filhos e/ou foram submetidas a histerectomias, pode acontecer em qualquer idade, e em mulheres que não deram à luz ou que tenham sido submetidas a cirurgias ginecológicas.
O termo prolapso significa “descair da posição normal”. Quando se fala sobre os órgãos pélvicos da mulher, geralmente refere-se à flacidez ou ao descair da bexiga, reto, útero, ou uma combinação destes órgãos na cavidade vaginal. Um prolapso pode ocorrer gradualmente, ao longo de muitos anos, ou pode acontecer rapidamente ou de repente.
Opções de tratamento
Felizmente, estão disponíveis diversas opções cirúrgicas e não cirúrgicas para tratar o prolapso. A escolha de tratamento depende de diversos fatores, incluindo o tipo de prolapso, a gravidade dos sintomas, a idade e, claro, da preferência pessoal.
Antes de decidir uma opção de tratamento, devem ser considerados todos os riscos, benefícios e taxas de sucesso do tratamento e discutidos com o doente. A cirurgia de reconstrução pélvica pode ser efetuada através da vagina ou do abdómen. O defeito vaginal é reparado, habitualmente usando um fragmento de material sintético ou biológico.
A Coloplast disponibiliza uma variedade de produtos sintéticos e biológicos para as opções cirúrgicas.