Como funciona uma bexiga normal?
A bexiga é um órgão oco, situado na parte inferior do abdómen. Armazena a urina, que consiste no resíduo líquido produzido pelos rins.
A urina passa de cada um dos rins para a bexiga através de um tubo, chamado ureter. A urina sai da bexiga e vai para fora do corpo através de outro tubo, chamado uretra.
À medida que a bexiga se enche de urina, esta exerce pressão nas paredes da bexiga, que sentimos como sendo uma necessidade de urinar. Isto desencadeia uma mensagem enviada pelo cérebro para a camada muscular que rodeia o revestimento interno da bexiga, forçando o músculo a contrair-se (apertar-se) e a urina a fluir para fora da bexiga.
Ao mesmo tempo, o músculo do esfíncter que rodeia a uretra relaxa, deixando a urina sair para fora do corpo. Este processo exige que tanto os nervos como os músculos trabalhem em conjunto para prevenir as perdas de urina. Os danos, enfraquecimento ou lesões nos músculos ou nervos podem resultar em incontinência.
Apresenta sinais de incontinência?
A seguir tem algumas perguntas simples para pensar antes de falar com o seu médico.
Perde urina inesperadamente?
Sim
Não
Quanta urina perde?
Umas gotas
Roupa interior molhada
Roupa molhada
Perde urina quando:
Tosse?
Espirra?
Se ri?
Se dobra?
Levanta pesos?
Muda de posição (isto é, passa de estar sentado ou deitado para ficar de pé)?
Perde urina continuamente durante o dia?
Sim
Não
Perde urina quando dorme?
Sim
Não
A perda de urina afeta a sua vida?
Sim
Não
Se respondeu “sim” a qualquer destas perguntas, ou se achar que a incontinência está a impedi-lo de aproveitar a vida, fale com o seu médico. O médico pode diagnosticar o seu tipo de incontinência e ajudá-lo a encontrar a opção de tratamento mais eficaz.