Fechar

Quem Somos

 

view countries map 32
Country websites Find your Coloplast website
Corporate Information
Selecione o site da Coloplast de seu país

Antes da cirurgia

É natural ter muitas dúvidas antes da cirurgia. Nesta seção, poderá começar a obter algumas respostas. Encontrará informações sobre os diferentes tipos de estomas, os tipos de produtos que existem e outros tópicos relacionados.

Informações sobre a condição

O que é um estoma, como alguém que tem um estoma se sente e qual é a aparência de um estoma?

Entender exatamente o que é um estoma e como ele é criado é o primeiro passo importante para aprender a lidar com o seu estoma e como poderá afetar a sua vida diária. Saber mais
Fechar

O que é um estoma, como alguém que tem um estoma se sente e qual é a aparência de um estoma?

Um estoma é o resultado de uma operação que se destina a remover a doença e a aliviar os sintomas. É uma abertura artificial que permite que as fezes (do intestino) ou a urina (sistema urinário) sejam eliminadas.
O estoma é criado a partir de uma extremidade do intestino que é trazida até à superfície do seu abdómen para formar o estoma (abertura). 

 

Colostomia

Quando é realizada uma colostomia, parte do seu intestino grosso (chamado cólon) é trazido até à superfície do abdómen para formar o estoma. O estoma permite a passagem de fezes. Uma colostomia é criada normalmente no lado esquerdo do abdómen. As fezes nesta parte do intestino são habitualmente firmes. Ter um estoma significa que se perde o controlo ao evacuar e, por conseguinte, irá necessitar de um dispositivo de ostomia para recolher as fezes.

Existem dois tipos diferentes de colostomia: colostomia terminal e colostomia de alça.

 

Ileostomia

Quando é realizada uma ileostomia, parte do seu intestino delgado (chamado íleo) é trazido até à superfície do abdómen para formar o estoma. O estoma permite a passagem de fezes. Uma ileostomia é criada no lado direito do abdómen. As fezes nesta parte do intestino são habitualmente soltas a líquidas. Ter um estoma significa que se perde o controlo ao evacuar e, por conseguinte, irá necessitar de um dispositivo de ostomia para recolher as fezes.

Existem dois tipos diferentes de ileostomia: ileostomia terminal e ileostomia de alça.

 

Urostomia

Se a sua bexiga, ou sistema urinário, estiver danificada ou doente, e não conseguir urinar normalmente, irá precisar de um desvio urinário para substituir a função da bexiga. A isto chama-se uma urostomia, uma conduta do íleo ou uma bexiga Bricker são usadas para criar o estoma.

Quando uma urostomia é realizada, uma parte isolada do intestino é trazida até à superfície do lado direito do abdómen para agir como uma saída para a urina. Os ureteres são separados da bexiga e ligados novamente à secção isolada do intestino. Uma vez que esta secção do intestino é demasiado pequena para funcionar como reservatório, e não existe qualquer músculo ou válvula para controlar a micção, irá precisar de um dispositivo de urostomia para recolher a urina.

 

Após a cirurgia, o estoma pode estar bastante inchado inicialmente, mas diminuirá de tamanho ao longo do tempo - geralmente após seis a oito semanas.

Não há sensação nem dor
O estoma tem cor vermelha. Isso ocorre porque ele é uma membrana mucosa, como a membrana mucosa dentro de sua boca. Não dá para sentir o estoma, portanto, tocá-lo não é doloroso.  O estoma pode sangrar um pouco ao ser limpo, especialmente no início, mas isso é muito comum e deve parar de acontecer em pouco tempo.

Fechar

Informações sobre o estilo de vida

Como o seu estoma poderá afetar o seu dia a dia?

Como o seu estoma poderá afetar o seu dia a dia?

Adaptar-se à sua vida com um estoma levará algum tempo. No entanto, o seu estoma não deve impedi-lo de fazer a maioria das coisas que já fazia. Vida diária com um estoma
Fechar

Como o seu estoma pode afetar a vida no dia a dia?

Após a operação que cria um estoma, irá necessitar de algum tempo para recuperar. Isto é perfeitamente normal, e o tempo necessário varia de pessoa para pessoa. O seu estoma irá alterar-se nas primeiras semanas após a cirurgia, em termos de dimensão como de material expelido do estoma. Além disso, poderá perder ou ganhar peso durante estas semanas.

 

Como começar a usar um dispositivo

Ter um estoma significa que não tem qualquer controlo sobre quando evacua ou, no caso de uma Urostomia, quando urina. Isto significa que terá de utilizar sempre um dispositivo para recolher os efluentes do estoma.


Pele saudável

Para que o dispositivo adira adequadamente, é muito importante que mantenha a pele em redor do estoma saudável. Quando o dispositivo é colado corretamente, não há qualquer risco do seu estoma produzir odor e há menos risco de ter irritação cutânea. Antes de sair do hospital, irá receber formação sobre como escolher e gerir o seu dispositivo e como cuidar da sua pele.

 

E em relação aos alimentos e aos líquidos?

Em geral, pode comer e beber como habitualmente. Experimente para ver como o estoma reage a diferentes alimentos. O seu enfermeiro estomaterapeuta ou cirurgião irão aconselhá-lo, caso necessite de precauções especiais.


De uma forma geral, o seu estoma não constitui impedimento para trabalhar, socializar, praticar desporto, viajar ou outros passatempos. O seu estado de saúde geral (física e mental) irão desempenhar um papel muito importante para determinar a sua qualidade de vida no futuro.

 

Falar sobre o assunto                              
Nada ajuda mais do que uma pessoa que realmente entende aquilo por que está a passar. Seguramente não está sozinho – o número de pessoas com um estoma em todo o mundo é de 1,9 milhões. Associações locais de utentes e grupos de apoio online disponibilizam apoio através de reuniões e chats online, para obter dicas úteis, inspiração e apoio pessoal.

Fechar
Intimidade e gravidez

Intimidade e gravidez

Embora o estoma possa influenciar a maneira como se sente em relação ao seu corpo, ele não afetará necessariamente o seu relacionamento com o seu parceiro ou parceira, nem uma possível gravidez. Intimidade com um estoma
Fechar

Intimidade e gravidez

Embora o estoma possa influenciar a maneira como se sente em relação ao seu corpo, ele não afetará necessariamente o seu relacionamento com o seu parceiro ou parceira, nem uma possível gravidez.

 

Após a cirurgia, é natural ter preocupações sobre a aparência do seu corpo. Pode levar algum tempo para se acostumar com as mudanças físicas e pode-se sentir menos atraente como resultado da cirurgia. Embora possa ser um desafio, é importante aprender a aceitar o seu estoma como parte de quem você é.

Como fica a vida íntima?
A intimidade e um relacionamento amoroso normal podem ser retomados após a cirurgia de estoma. Como e quando depende da natureza da operação que você teve. No entanto, impotência e/ou desconforto podem ocorrer nos casos em que o reto ou a bexiga foram removidos (as mulheres também podem ser afetadas).

 

É importante conversar com o seu parceiro e tentar não se sentir constrangido por causa da operação. Também é importante conversar com o seu enfermeiro estomaterapeuta, que está habituado a discutir os problemas que está a enfrentar e poderá ajudá-lo de muitas maneiras. Há também várias dicas e truques úteis para superar os obstáculos do quotidiano. Por exemplo, adaptar roupas íntimas de renda para usá-las como um tubo em torno do seu corpo a tapar o saco, ou usar os minicap para situações íntimas.

Posso ter filhos?
Estoma e gravidezSim, pode. Ter um estoma não impede uma mulher de ter uma gestação completa e um parto normal. Conforme a barriga cresce, o estoma, normalmente, acompanha a mudança da forma do abdómen. Nos estágios mais avançados da gravidez, pode ser necessário usar um espelho durante a troca do seu saco de ostomia. No geral, o parto ocorre normalmente.

Fale sobre o assunto
De fato, nada é mais útil do que falar com alguém que realmente entende pelo que está a passar. Associações locais de utentes é uma das formas de conhecer pessoas e de obter dicas úteis, inspiração e apoio pessoal.

Fechar
Porque preciso de usar um saco de ostomia?

Porque preciso de usar um saco de ostomia?

O saco de ostomia é necessário para acondicionar de forma segura e conveniente o material expelido pelo seu estoma. Informações práticas
Fechar

Por que tenho de usar um dispositivo de ostomia?

Um dispositivo de ostomia é necessário para recolher de forma segura e conveniente os fluidos do seu estoma.

 

Não importa o tipo de ostomia que tem, todos os efluentes do estoma têm de ser recolhidos de forma segura e conveniente. É aqui que entra o seu dispositivo de ostomia. Este foi criado para aderir à pele do abdómen em redor do estoma e recolher os efluentes.

 

Seguro e discreto

O desenho do dispositivo de ostomia irá depender se tem uma colostomia, ileostomia ou urostomia. O seu enfermeiro estomaterapeuta irá mostrar-lhe qual é o certo para si, mas a esmagadora maioria dos dispositivos são seguros e discretos. Ninguém irá saber que está a usar um, exceto se decidir falar sobre isso.

Embora possa ser difícil inicialmente aceitar o facto de que tem de usar um dispositivo de ostomia no seu abdómen, irá perceber pouco depois que é possível viver quase como antes.

Fechar
Como colocar o seu saco de ostomia

Como colocar o seu saco de ostomia

Conseguir colocar o seu saco de ostomia corretamente é um primeiro passo fundamental para aprender a cuidar do seu estoma. Como colocar um saco de ostomia corretamente
Fechar

Como colocar o seu dispositivo de ostomia

Conseguir colocar o seu dispositivo corretamente é um primeiro passo fundamental para aprender a cuidar do seu estoma.

 

Quando se tem um estoma, a urina e as fezes são expelidas diretamente para o saco colocado no seu abdómen. Para evitar fugas, irritação cutânea ou constrangimentos sociais, é muito importante que aprenda a fechar o dispositivo de ostomia de forma segura para a pele.

 

Um ajuste preciso é importante
O princípio orientador é que a parte adesiva do dispositivo deve ficar presa à área em torno do estoma e o orifício do adesivo deve-se ajustar perfeitamente ao redor do estoma.

O seu enfermeiro estomaterapeuta ajudar-lhe-á a escolher o melhor produto para si e mostrará como colocar e remover o dispositivo da forma correta.

Fechar
Visualizar Versão para Desktop
Fechar

Conheça a nossa política de privacidade e cookies